sexta-feira, 20 de abril de 2012
Do céu ao inferno, Independente quer Parazão 2013 em novo formato
Presidente do time de Tucuruí coloca o modelo do campeonato em xeque
Após ser campeão paraense em 2011, o Independente de Tucuruí passa por uma situação completamente oposta. O Galo Elétrico terminou em último na classificação geral do Campeonato Paraense e terá que disputar a seletiva para a Primeira Divisão no próximo ano. O presidente do clube, Deley Santos, aponta o modelo de disputa do Parazão como a principal causa o descenso.
Deley Santos, presidente Independente Tucuruí (Foto: Marcelo Seabra/Jornal O Liberal)
– O time foi bem, o campeonato é que é muito reduzido. Claro que fizemos más partidas, faltou garra e um melhor desempenho de alguns jogadores, mas são só oito clubes disputando, o que torna a competição muito parelha. Ficamos somente a três pontos do 6º colocado, o primeiro time fora da zona. Na forma atual, teremos que disputar no segundo semestre a seletiva para a primeira divisão, o que é uma loucura! Como montar um time com jogadores de fora para disputar um torneio de 30 dias? – indagou.
Mas o mandatário tucuruiense não perde as esperanças de permanecer na elite do futebol local. Isso porque o clube aguarda a reunião do Conselho Técnico da Federação Paraense de Futebol (FPF), que estuda a possibilidade de aumentar o número de clubes participantes da primeira divisão, passando de oito para dez times.
– No próximo dia 5 o Conselho Técnico vai se reunir para decidir como será o novo campeonato. Sou a favor de que aumente para dez o número de clubes. Sendo assim, ninguém cairia esse ano, somente subiriam mais duas equipes. O modelo atual de competição é uma loucura, só no Pará um time pode disputar a Segunda Divisão, vencer, e mesmo assim não chegar à elite do futebol. Isso tem que ser reavaliado – analisa Santos.
O Campeonato Paraense, atualmente, é dividido em três etapas: Segunda Divisão, Primeira Divisão (1ª fase) e Primeira Divisão (2ª fase). A “Segundinha” é disputada por nove clubes, com os dois melhores subindo para a Primeira Divisão, quando disputarão a primeira fase, onde agora está o time de Tucuruí. Nessa etapa, os dois clubes ascendentes se unirão a outros seis para pleitear duas vagas para a Primeira Divisão (2ª fase), principal etapa do torneio Estadual.
Enquanto aguarda a decisão da FPF, Deley começa a arrumar a casa. Com o projeto ambicioso de construir um Centro de Treinamentos e investir em categorias de base, a diretoria começa a liberar os jogadores e pegar as pendências trabalhistas.
– Como a próxima competição será somente em outubro, estamos liberando os jogadores e pagando as rescisões. Esse é o período mais difícil. Com o dinheiro que sobrar vamos comprar um terreno para a construção do CT.
Por Pedro Cruz - Globoesporte.com/pa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário