segunda-feira, 4 de julho de 2011

Lugar cativo no coração da torcida tucuruiense

Há dois anos o Independente foi ‘adotado’ pelo município de Tucuruí, mas somente este ano o presidente da equipe, Deley Santos, oficializou a equipe como pertencente à cidade da energia elétrica. Como o futebol tucuruiense não possuía nenhum representante no Campeonato Paraense até então, a novidade foi abraçada pelos torcedores do município, principalmente depois das campanhas razoáveis que o time fez em 2009 e 2010.

Para o prefeito de Tucuruí, Sancler Ferreira, faltava algo para unir ainda mais o povo da cidade, algo que foi permitido pelo esporte. “Todos nós somos Independente. Eu acho que isso estava preso ali na autoestima da população, mas agora temos muitos motivos para comemorar a conquista do Campeonato Paraense”, exalta o político.

O sucesso atual do Galo Elétrico não fica restrito a Tucuruí. Os irmãos Dorivan e Vane Lopes, tucuruienses de origem, mas que vivem em Ananindeua há mais de 25 anos, falam com alegria do futebol apresentado pelo Independente. Eles também são torcedores do Clube do Remo, mas, com a fase ruim do Leão, a torcida passa a ser exclusiva pelo Galo Elétrico, tanto que no prédio em que Vane mora há uma bandeira do clube do coração, a única em todo o condomínio.

Na final do Parazão, domingo passado (26), os irmãos e outros parentes viveram momentos de tensão, no Mangueirão, principalmente depois que a disputa do título foi parar nas cobranças de pênaltis. “Eu pensei que não íamos conseguir. O Paysandu empatou no finalzinho e levou para os pênaltis. Então, a torcida começou a fazer pressão, eu rezei muito para que o psicológico dos jogadores não fosse afetado, mas na hora das cobranças a pressão se inverteu e eles perderam todos”, relembra a torcedora Vane Lopes.

Já Dorivan Lopes explica que a conquista do Galo Elétrico pode trazer benefícios ao futebol paraense. “Por ser um time da minha cidade, isso me enche de orgulho. Gostei muito das atuações deles, acredito que o Independente é um exemplo para Remo e Paysandu”, ressalta o irmão. O torcedor lembra ainda que, no início dos anos de 1980, havia um torneio municipal disputado na cidade entre alguns times, como, por exemplo, Paraíso, Ferroviário e Tucuruí, mas nenhuma das equipes conseguiu conquistar o coração do torcedor tucuruiense como o Independente. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário