segunda-feira, 6 de junho de 2011

Galo frita Mapará e garante vantagem para a final





O Independente venceu o Cametá no primeiro duelo da final do segundo turno do Parazão 2011 ontem (5) por 2 a 1 em pleno Parque do Bacurau. Com o resultado, além de fugir da 'panela', o Galo ainda garantiu a vantagem do empate para o duelo que vale a Taça Estado do Pará, no próximo domingo (12), às 16h, no Navegantão, em Tucuruí. O campeão do segundo turno garante vaga na Copa do Brasil 2012 e na Série D 2011 além de disputar o título de campeão paraense com o Paysandu nos dias 19 e 26 de junho.

1º tempo - O jogo começou com muito toque de bola por parte do experiente time do Independente - comandado por Gian e Marçal - e a velocidade do Cametá - puxados por Robinho e Leandrinho. Saindo com a bola, o Independente foi quem conseguiu os primeiros lances de perigo no jogo. Aos 6 minutos, Lima colocou a redonda na área e Ádson apareceu como homem surpresa para tentar o cabeceio. A redonda passou perto do gol de André Luiz.

Aos 9 minutos, outra bola na área do Cametá e mais um lance de perigo para o Independente. Desta vez, foi o centroavante Marcelo Peabiru que esticou o pé para tentar encobrir André Luiz com a ponta da chuteira. Três minutos depois, Marçal recebeu o lançamento na área, bateu de direita e, após o rebote de Ádson, mandou uma pancada de esquerda. A redonda saiu pela linha de fundo com muito perigo.

A resposta do Cametá aconteceu aos 13 minutos, quando o Mapará resolveu investir na mesma arma do Galo e Robinho colocou a redonda na área. Antes que Jaílson aparecesse para encostar para o gol, Ádson colocou a cabeça na bola e mandou para escanteio. O lance foi o suficiente para levantar a torcida do Mapará, que empurrou o time para frente.

No entanto, o jogo ficou um tanto lento e truncado, até que aos 30 minutos o Independente chegou ao seu primeiro gol. Marçal recebeu no meio, passou por três marcadores e, dentro da área, deixou para Joãozinho - livre de marcação - mandar uma pancada para o fundo das redes de André Luiz.

O Cametá ainda teve duas chances de empatar a partida. Na primeira, Robinho recebeu dentro da área e mandou por cima do gol de Dida. A segunda saiu dos pés de Mocajuba, que pediu a bola para fazer a cobrança de uma falta na entrada da área. O camisa 6 foi para a bola e jogou no canto direito de Dida, que saltou para acompanhar a saída da bola pela linha de fundo.

2º tempo - Precisando buscar o empate, o Cametá - que já tem a caracterísitca de ser um time ofensivo - partiu para o ataque total. Após a troca de Álisson por Joahtan por contusão, Leandrinho saiu para a entrada de Cassiano e o Mapará se mandou com três atacantes.

A mexida de Fran Costa no esquema tático do Mapará deixou o jogo mais aberto e o Independente manteve seu esquema defensivo, partindo para o jogo no contra ataque. Aliás, após tentativas cametaenses tanto pelas laterais, quando pelo meio, foi em uma roubada de bola que o Independente quase faz 2 x 0. Aos 20 minutos, Adenísio fez o desarme no meio de campo e deixou para Lima jogar na área. Joãozinho subiu sozinho dentro da área, mas cabeceou para fora.

No minuto seguinte, o Cametá pressionou o Independente no campo de defesa e promoveu um verdadeiro bombardeio à defensiva tucuruiense. Leandro Cearense, Jaílson e Cassiano chegaram a ficar perto do gol, mas o paredão do Galo suportou a pressão e despachou o perigo.

Sem dar descanso, o Mapará manteve o ataque e quase chegou ao gol em um lançamento de Robinho. O camisa 10 jogou na área para Cassiano, mas Fábio Gaúcho saiu da latetal esquerda para salvar o Independente no miolo de zaga.

Aos 24 minutos, outra bola na área representa perigo no jogo e, por mais uma vez, a favor do Mapará. A zaga do Independente afastou, mas Adenísio mandou uma pancada de fora da área. Jaílson cortou o chute e tentou encobrir Dida, mas mandou por cima dol.

De tanto insistir, o Mapará conseguiu chegar ao gol após um pênalti claro sobre Cassiano, que dominou na entrada da área e encarou a marcação. Com um toque, tirou dois marcadores e foi derrubado dentro da área. Aos 37 minutos, Leandro Cearense pediu a bola e bateu no canto direito de Dida para empatar a partida.

Já com a troca de Jaílson por Balão, o Cametá ganhou novo fôlego e manteve a pressão em busca da virada. Aos 44 minutos, Robinho mandou na área, a bola passou por todos e sobrou para Joahtan, que tentou colocar no canto esquerdo de Dida. Cassiano ainda tentou desviar, mas a redonda parou nas mãos do camisa 1 do Independente.

Na saída de bola de Dida, o camisa 1 mandou para frente, buscando Wegno. O camisa 17, que tinha entrado no lugar de Joãozinho e voltava de suspensão, dominou no peito e bateu na saída de André Luiz para selar a vitória do Galo Elétrico. (Portal ORM)


Ficha técnica

Cametá - André Luiz; Américo, Tonhão, Álisson (Joahtan) e Mocajuba; Wílson Guerreiro, Paulo de Tárcio, Leandrinho (Cassiano)e Robinho; Jaílson (Balão) e Leandro Cearense. Técnico: Fran Costa.

Independente - Dida; Lima, Ádson, Guará e Fábio; Adenísio, Evandro Pará (Marraquete), Marçal e Gian; Joãozinho (Wegno) e Marcelo Peabiru (Moisés). Técnico: Sinomar Naves.

Gols: Leandro Cearense (37'/2ºT) para o Cametá; Joãozinho (30'/1ºT) e Wegno (45'/2ºT) para o Independente.

Cartões amarelos: Álisson, Mocajuba, Leandro Cearense e Leandrinho (Cametá); Lima, Guará, Fabio e Marraquete (Independente)

Local: Parque do Bacurau (Cametá)
Horário: 16h
Árbitro: Andrey da Silva e Silva
Assistentes: Diorgenes Menezes Serrão e João Paulo Loiola de Sousa
Regra três: Benedito Pinto da Silva e Marcelo da S. Ramos
Público: 3.942 (total) - 3.742 (pagantes) e 200 (credenciados)
Renda: R$ 35.420,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário